A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIFICAÇÃO
“A menos que haja um compromisso, existem apenas promessas e esperanças…..mas nada de planos” – PETER F. DRUCKER –
“Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo atrás” – Warren Buffet
Considere seus objetivos financeiros para a formação de um patrimônio
Investir é aplicar recursos com a expectativa de um retorno no futuro. E decidir onde colocar esses recursos tão preciosos traz muitas dúvidas, mesmo entre pessoas familiarizadas com o assunto.
Além de conhecer as opções disponíveis no mercado, é necessário fazer uma avaliação do seu perfil e objetivo antes de escolher o melhor investimento.
Há uma máxima no jargão do mercado financeiro, que é a recomendação de “não colocar todos os ovos na mesma cesta”, com vistas a diluir riscos, adequar a liquidez às necessidades específicas como também melhor aproveitar as oportunidades.
Os investimentos de curto prazo devem ser mais seguros e líquidos, visto que muitas necessidades requerem disponibilidade imediata, são as denominadas reservas de emergência.
Já com relação aos objetivos de longo prazo, há quem indique investimentos mais arriscados, utilizando como argumento que o período maior do investimento contribui para diluir o risco.
Entretanto te convido a analisar outras formas de investimentos, sem se expor ao risco de volatilidade e que te conduzam aos seus objetivos.
Aliás, a forte volatilidade do mercado, que é observada recorrentemente ao longo da história e que era tido como uma saída para a diversificação da carteira por conta dos baixos juros, recomenda que os investidores mais e mais passem a considerar os ativos reais. Tais ativos reais e tangíveis, possuem valor devido à sua substância, propriedade e capacidade de gerar valorização e renda, tais como os imóveis, ao contrário dos ativos financeiros, que se baseiam em uma reinvindicação contratual.
Ademais, por mais que o mercado se encontre regulamentado e fiscalizado, gerando relativo conforto e segurança, temos constatado que os efeitos da inflação são inexoráveis e atinge praticamente a todos os mercados. Reafirmamos, é importante se defender contra a inflação.
A recomendação para equilibrar a carteira, diminuir o risco e por consequência aumentar o patrimônio líquido do investidor é focar em investimentos descorrelacionados, que não se comportam do mesmo modo em condições iguais.
Quanto maior for a variedade de investimentos descorrelacionados, maior tende a ser o grau de diversificação da sua carteira. A correlação ou descorrelação tem a ver com o conceito de diversificação, que na prática serve não concentrar riscos ou, para equilibrar a carteira de investimentos.
A construção de um patrimônio requer paciência, tempo, persistência e disciplina, entre outros fatores.
O firme comprometimento será decisivo para que nada o desvie desse alvo.
O primeiro passo é estabelecer um controle das despesas evitando possíveis gastos supérfluos. Gastar menos do que se ganha é o ponto principal.
Definido o valor mensal a ser poupado, que se constituirá no seu investimento parcelado, é hora de pensar em multiplicar.
O Consórcio para Formação de Patrimônio ou Diversificação de Investimentos
Nesse contexto, o consórcio se apresenta como uma excelente oportunidade.
De fato, com o valor da parcela mensal, você tem acesso ao mercado de investimentos e imobiliário. Esse acesso ao mercado imobiliário se dá sem incorrer no custo com juros e também sem se descapitalizar.
Quem procura uma boa oportunidade para investir ou para diversificar seus investimentos deve ainda considerar os consórcios pela segurança e por proporcionar rentabilidade atrativa.
Por ocasião da contemplação, você pode utilizar o crédito na aquisição de um bem ou avaliar a oportunidade de venda da cota. A depender do momento da contemplação, o ganho sobre os valores de parcelas efetivamente pagas, pode ser compatível ou até superior ao da Renda Variável, com a vantagem de você não ter exposto o seu capital ao risco de perda.
Reforçamos que há diversas formas de lucrar através dos investimentos em consórcios além de constituir numa alavanca na formação e aceleração de seu patrimônio!
Considere as seguintes vantagens:
- Evitar o consumo: comprometendo-se consigo próprio pagando o boleto em teu nome inclusive de forma automática;
- Adquirir a casa própria sem incorrer nos juros altíssimos dos financiamentos imobiliários;
- Investir no mercado imobiliário e dar início à formação de um patrimônio mesmo sem possuir dinheiro suficiente para comprar seu primeiro imóvel para alugar;
- Ter recursos para comprar um imóvel à vista, com maior poder de negociação e sem se descapitalizar;
- Adquirir quantas cartas quiser, após a contemplação ele compra o imóvel e poderá alugá-lo, dessa forma, o valor pago pelo inquilino é usado para o aumento de seu patrimônio, ou seja, pagará efetivamente menos pelo imóvel adquirido;
- Ampliar seu capital investido em algum investimento tradicional e seguro como a caderneta de poupança, fundos de renda fixa, DI, Tesouro Direto, etc. através de parcelas pagas com o rendimento de suas aplicações;
DGR INVESTIMENTOS – acelerar a formação do patrimônio sem perder sua tranquilidade